segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Medicina Cirúrgica

O que é?

Médico cirurgião é o profissional da medicina preparado para fazer cirurgias na sua área de atuação. Esse profissional pode ser especialista em qualquer área da medicina e nessa área realizar operações e intervenções cirúrgicas. É de sua responsabilidade orientar os pacientes no processo pré-operatório, pedir e analisar todos os exames necessários à execução da cirurgia e acompanhar a recuperação pós-cirúrgica, entre outras. 

Quais as características necessárias?

Para ser um médico cirurgião é necessário que o profissional tenha gosto por ajudar as pessoas, e que, acima de tudo, goste de promover a saúde e o bem-estar de seus pacientes. Outras características desejáveis são: responsabilidade metodologia capacidade de observação capacidade de organização dinamismo agilidade raciocínio rápido facilidade de lidar com as pessoas capacidade de diagnóstico raciocínio lógico carisma.

Principais Atividades

Analisar os exames que foram feitos e confirmar a necessidade da cirurgia ,solicitar exames específicos e detalhados do sistema a ser operado ,solicitar exames pré-operatórios para verificar a existência de qualquer problema que possa dificultar a cirurgia. Conversar com o paciente, informá-lo sobre a intervenção que será feita, esclarecer os procedimentos que serão tomados, etc .Orientar o paciente sobre as restrições do pré-operatório preparar sua equipe cirúrgica, ou seja, passar as informações coletadas aos enfermeiros, instrumentista e outros especialistas que participarão da cirurgia. Realizar a cirurgia ,acompanhar o pós-operatório, realizando exames, quando necessário e verificando a evolução do quadro do paciente e realizar consultas com o paciente após a alta para verificar a eficácia da cirurgia.

Áreas de atuação e especialidade

O médico cirurgião é o profissional da medicina apto à realizar cirurgias em qualquer área da medicina na qual ele seja especializado. Por exemplo, existem cardiologistas cirurgiões, gastroenterologistas cirurgiões, dermatologista cirurgiões, cirurgiões pediátricos, cirurgiões plásticos, etc. Por esse profissional atuar nas intervenções cirúrgicas, seu local de trabalho geralmente é um hospital, uma casa de saúde (públicos ou particulares), ou seja, em qualquer local onde exista uma estrutura básica para a realização de cirurgias.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional é amplo, uma vez que ele pode ser especializado em qualquer área da medicina. Como em qualquer profissão da área da saúde, quanto mais títulos e quanto mais cursos e congressos o profissional tiver participado, mais destacado ele é no mercado de trabalho.

Qual a formação necessária?

Para ser um médico cirurgião, antes de tudo, é necessário diploma de medicina de uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Posteriormente deve ser feita uma especialização com ênfase em cirurgia na área da medicina que o profissional deseja atuar, com residência em hospitais e institutos especializados. Também pode ser feita pós-graduação na área desejada, bem como MESTRADO e doutorado. Quando se trata da área da saúde, quanto mais especializado e diplomado é o médico, mais conceituado e reconhecido é seu trabalho. Depois dos títulos, o profissional também pode participar de uma grande quantidade de convenções e congressos da área da saúde para procurar um desenvolvimento cada vez maior.



Grupo : 
Aline B. Souza ­ n°01
Bianca S. Aires ­ n°04

Bruna S. Teixeira ­ n°06
Letícia A. de Souza ­ n° 14
Mariana V. Duque Simões ­ n° 16






Nenhum comentário:

Postar um comentário