terça-feira, 2 de setembro de 2014

Chás Medicinais - Feira de Experimentos

  Na Feira de Experimentos do Colégio Ômega realizada no dia 30 de agosto meu grupo (Bernardo, Bruno, Gustavo, Higor, Lorran e Pablo) abordou, dentre outros temas, chás medicinais e pudemos perceber que muitas pessoas ficaram interessadas em saber mais sobre 3 chás não muito conhecidos. Chá-de-bugre, Hibiscus e Sene. Por isso darei mais algumas informações sobre estes chás.

Chá-de-bugre (Casearia sylvestris)

   O chá de bugre, muito conhecido também como chá de porangaba, é um aliado forte na luta contra o excesso de peso, pois além de ser diurético é também inibidor de apetite. O chá é indicado nos tratamentos contra gastrite, úlcera, herpes tipo 1, mau hálito, reumatismo, febre e tosse. Substâncias cicatrizantes e estimulantes também são encontradas no chá, que é contraindicado para pessoas que sofram com insônia, ansiedade, hipertensão e problemas cardíacos.





Hibiscus (Hibiscus rosa sinensis)

 É preparado com o cálice do botão seco da flor Hibiscus sabdafira.
 A bebida é rica em ácidos orgânicos e antioxidantes que ajudam na ação diurética. Além disso, também ajuda a aumentar o colesterol bom no corpo e regular a pressão arterial.


Sene (Cassia angustifolia)

 O chá da planta é bastante conhecido devido a sua propriedade laxativa, que é muito potente, mas não se dá tão rapidamente. O efeito do chá só é sentindo cerca de 10 horas depois de tomado. O sene irrita as paredes do intestino assim que entra em contato com elas, os princípios ativos contidos na planta impedem a absorção de água pelo órgão, isso faz com que as fezes fiquem cheias de água, e por isso moles.
Imagem da planta - Sene



Nenhum comentário:

Postar um comentário