As evoluções humanas
No dia 11/03, foi apresentado em nossa sala o seminário de Química, proposto pela professora Célia Regina. A proposta do trabalho, consistia em que cada grupo apresentasse algum tipo de evolução que ocorreu e ainda ocorre na humanidade. Com isso, os temas foram divididos e apresentados da seguinte maneira:
- Grupo 1: A evolução da alimentação humana
- Componentes: Bianca Aires, Bruna Teixeira, Letícia Souza, Luana Sousa e Mariana Vieira.
- O que aprendemos com o assunto: Os primeiros homos sofriam uma certa dificuldade para obter seu alimento, já que tinham que caçar com armas primitivas e procurar muito por algum animal que realmente lhes servisse de alimento, além de comerem a carne ainda crua. Com o passar do tempo, a descoberta de novas armas e do fogo fez com que seus alimentos fossem mais fáceis de caçar, além de passarem a comer as carnes "cozidas" pelo fogo. Um pouco mais adiante, o ser humano começou a se alimentar de cereais, frutas e vegetais, graças a descoberta da agricultura. Hoje em dia, temos os conhecidos fast-foods, snack-bars e vários tipos de alimentos que podem ser conservados por muito tempo e preparados em apenas alguns minutos, contando também com uma vasta pirâmide alimentar e alguns produtos que ajudam a cuidar de nossa saúde.
- Grupo 2: Descobertas do passado que mudaram a história
- Componentes: Bernardo Claro, Bruno Lopes, Felipe Freitas, Gustavo Gomes, Higor Santana e Pablo Ares.
- O que aprendemos com o assunto: A invenção do telégrafo foi um dos primeiros modos mais rápidos de se enviar uma mensagem a alguém que estivesse longe de você. Com a criação da imprensa, temos muito mais notícias reveladas em canais de televisão, jornais e páginas da internet, pois é dever da imprensa relatar fatos importantes para que o mundo esteja informado. Já a criação do avião, facilitou muito o transporte de pessoas para lugares muito distantes, até mesmo do outro lado do mundo, podendo chegar em menos de 48 horas. Falando da internet, hoje em dia ela representa tudo o que temos de dados e informações sobre quase tudo. É um meio de estudos, informações, comunicação e até mesmo de polêmica. Podemos dizer com certeza que a internet foi uma das maiores invenções do ser humano. Sobre perspectiva, pudemos concluir que foi um dos pontos principais para evolução da arte.
- Grupo 3: A evolução da moradia humana
- Componentes: Ariel Silva, Fernanda Cristina, Joana Bione, Laura Sales e Thatyla Leite.
- O que aprendemos com o assunto: Antigamente não havia conhecimento avançado e nem instrumentos disponíveis pra projetar moradias, então, os pré-históricos se abrigavam em cavernas para se proteger. Com o passar do tempo, o ser humano foi tomando conhecimento do seu espaço, evoluindo na descoberta e no uso de materiais e construindo moradias que possam atender às suas necessidades, até chegarmos às moradia firmes e concretas em que vivemos hoje.
- Grupo 4: Evolução da vestimenta humana
- Componentes: Gabriel Kuratani, Karollina Nunes, Larissa Luise, Lorran Almeida e Thayná Riboldi.
- O que aprendemos com o assunto: Nos primórdios, os seres humanos não utilizavam vestimentas, mas logo começaram a se vestir com peles de animais. Com o passar do tempo e as técnicas aprimoradas, as roupas passaram a ser feitas com fibras animais ou vegetais. Hoje em dia, graças a toda a evolução e descobertas, temos o que vestimos e a cada dia, a moda se renova.
- Grupo 5: A evolução de materiais para utensílios diários
- Componentes: Aline Souza, Ana Caroline Queiroz, Julia Serafim e Luisa Garcia.
- O que aprendemos com o assunto: Os primeiros utensílios utilizados foram a pedra lascada, pedra polida, ossos e madeira, para caçar, cortar e se defender. Com o passar dos anos, começou a se desenvolver o trabalho com a cerâmica e metais nativos, com os quais foram produzidos potes e outros utensílios domésticos. Depois, iniciou-se a metalurgia do bronze, logo em seguida a do ferro e assim se formaram os objetos que utilizamos em nosso dia-a-dia, como as facas, garfos etc.
- Algumas imagens:
Grupo 2 utilizando imagens do power point como auxílio em sua explicação. |
Componente do Grupo 1 (Letícia Souza) explicando a pirâmide alimentar. |
Por: Mariana Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário